E-commerce

Quero vender na internet. Como faço?

post blog 13-05Computadores, notebooks, tablets ou smartphones. Independente do dispositivo, dê uma olhada em sua volta e veja quantas pessoas estão conectadas à internet. O Ibope aponta que mais de 100 milhões de brasileiros já são usuários da rede.

Sem medo de errar, você pode apostar que quase metade dessas pessoas fez ao menos uma compra virtual. A última pesquisa da consultoria e-bit mostra que 51,3 milhões de brasileiros fizeram compras online em 2013, o que significa um aumento de 20% de e-consumidores em relação ao ano anterior.

Se comprar pela internet é fácil, vender por ela também pode ser. Você só precisa das ferramentas certas.

Confira o passo a passo que preparamos para quem quer entrar no comércio eletrônico, mas não sabe nem por onde começar:

Saiba o que você vai vender

O primeiro passo é o planejamento. Que tipo de produtos que você vai oferecer? Se eles forem de fabricação própria, você precisa ter espaço físico para guardar o seu estoque.

Caso queira revender, é necessário preparar uma lista de possíveis fornecedores com as características de cada um (preços, prazos, localidade).

Você também precisa saber quanto cobrar. E, para isso, a melhor estratégia é conhecer bem a concorrência, tanto no mundo físico quanto no virtual.

Entenda o seu público alvo

O custo da entrega com frete precisa estar nos seus planos. Saiba também como chegar aos seus possíveis clientes. As redes sociais são uma boa estratégia para atingi-los.

Planejamento financeiro

Não se esqueça de fazer um planejamento financeiro, projetando os seus gastos e receitas. O quanto você vai gastar com a manutenção do site, toda a parte de tecnologia, a compra de matéria-prima ou de produtos para revender, marketing, etc.

Prepare o seu estoque

Você precisa, ainda, esquematizar como irá administrar o estoque de sua loja. Vai produzir uma quantidade inicial e guardar? Ou a produção irá acontecer sob encomenda? Tente descobrir como funcionará melhor para o seu tipo de negócio.

Pense nas entregas

Certo, já está tudo pronto para começar as vendas. Opa! Mas ainda tem um detalhe: já pensou em como você irá entregar os pedidos realizados?

Você tem duas opções principais: Correios ou transportadora. O serviço da estatal é aconselhável para o pequeno e médio empreendedor, que vende poucas quantidades. O órgão oferece, inclusive, um serviço exclusivo para varejistas virtuais. Informe-se sobre os valores, que são diferentes de acordo com o destino, e veja quais regiões você será capaz de atender. Isso também deve estar claro para os seus clientes.

Tenha um sistema para vender

Com tudo pronto, contrate-nos para confeccionarmos um site de comércio eletrônico para você.

Entre em contato para maiores informações.